⇒ Associação Desportiva e Cultural Montariense

 Grupo Etnográfico de “S. Lourenço da Montaria”

  

  • Grupo Etnográfico de  S. Lourenço da Montaria 

Fundação: Setembro 1992.      

Fundadores: Manuel Martins, Julião Rocha, Silvina Brito e outros.

Direcção Técnica: Maria Silvina S. Rocha Brito.

Região Etnográfica: Alto Minho.

Danças Tradicionais: Velho, Velha, Rosinha, Fado, Ramo, Cota, Vira, etc.

Trajes: Lavradeira, Alegria, Luto, Transição, Noiva, Dominar, Trabalho.                   

Usos e Costumes: Matança do Porco, Desfolhada, Fabrico de Pão, etc.                 

Representações Nacionais: Norte a Sul do Pais.

Representações Internacionais: Espanha.

São Lourenço da Montaria, é uma terra de ricos costumes que fica situada na encosta poente da Serra D’Arga. Com uma história de muitos anos, já teve diversos nomes, tais como, Pedregulhos, S. Lourenço de Breteandelos e finalmente S. Lourenço da Montaria.

Situado no concelho e distrito de Viana do Castelo, no alto Minho, ainda se pode assistir a algumas das mais antigas tradições, mantendo o seu povo, arreigados valores populares dos seus antepassados.                       

A agradável paisagem que cerca esta região traduz-se num ambiente de vegetação diversificada e pura. Quem tem o privilégio de a conhecer sente a intensidade da boa energia que rodeia esta região do alto Minho.

Uma das actividades mais importantes da freguesia de S. Lourenço da Montaria é o folclore. No quotidiano dos tempos de outrora, quer nas horas de trabalho, quer nas de lazer, cantava-se e dançava-se ao som de um conjunto de instrumentos. Bastava haver um serão, uma desfolhada, uma fiada, uma debulhada de espigas de milho oferecidas para festejar o santo padroeiro São Lourenço, ou outro tipo de romarias, para se assistir a uma festa improvisada pelo povo. As coreografias e as modinhas eram muitas vezes realizadas junto da Igreja Paroquial ou junto às capelas, sempre que haviam festividades.

Neste contexto, que influenciou o tempo presente, foi fundado, em Setembro de 1992, o Grupo Etnográfico de S. Lourenço da Montaria.

Os seus fundadores foram um grupo de entusiastas do folclore, que consideraram da maior importância para a sua terra, o ressurgimento de alguns usos e costumes, alguns já esquecidos. Alguns meses após o seu nascimento, actuou pela primeira vez na freguesia de Outeiro, em Viana do Castelo onde, o grupo folclórico desta mesma freguesia, apadrinhou o grupo da Montaria.

Uma vez dados os primeiros passos, logo surgiram convites para actuar em diversas localidades do país e na vizinha Espanha, onde participaram no

Festival Internacional Ibérico, que se realizou em Junho de 1994, na cidade de Orense.                         

Por todo o Portugal e Espanha continuam a mostrar a cultura popular e etnográfica da sua terra. Em 1997 e 1999 foram convidados a actuar no canal de televisão português RTP Internacional, no Programa Praça da Alegria.

Formado por cerca de 45 elementos, alguns dos quais bastante jovens, tem como principal objectivo a expansão e originalidade do seu folclore.

No seu repertório, constam cerca de duas dezenas de danças, muitas das quais únicas, destacando-se o Enleio, que é uma dança do tipo senhorial, a Gota e o Vira, duas das mais características danças do Alto Minho.

Já com um intenso percurso no panorama folclórico português, o grupo etnográfico actua em festas, festivais e romarias por todo país.

Os seus trajes são cópias dos modos de vestir de antigamente. Cada será ou actividade do quotidiano tinha um fato próprio. Assim sendo, podemos encontrar neste grupo folclórico, trajes, como de Lavradeiras, Noivos, Domingar, etc.

Nos palcos por onde actuam é notória a alegria e convicção com que empregam a sua energia para produzir um espectáculo folclórico sem igual. Os trajes, músicas e cantares, representam o mais original possível usos e costumes da sua região etnográfica. Unidos pela paixão pela cultura da sua terra e história popular, os elementos do grupo pretendem continuar a ter forças e vontade para transmitir às gerações presentes e vindouras toda uma herança cultural e histórica da sua lendária terra.

Enfim, é todo este conjunto de circunstâncias que permite que o Grupo Etnográfico de S. Lourenço de Montaria continue a festejar o folclore português.

258 733 363
jfmontaria@gmail.com
 
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Jun0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Dez0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES
TAGS POPULARES

facebook