Informação Sumária

Padroeiro: S. Lourenço.

Habitantes: População residente: 549 habitantes (I.N.E. 2011)  Eleitores: 648 eleitores no ano de 2011.

Sectores laborais: Agricultura de subsistência, pecuária e pequeno comércio.

Tradições festivas: S. Brás: 2 e 3 de Fevereiro. Nossa Senhora da Conceição: 8 de Dezembro. Senhor do Socorro e S. Amaro: 1º Fim-de-semana de Julho. S. Francisco: 2º Fim-de-semana de Julho. S. Mamede e S. Frutuoso: 1º Fim-de-semana de Agosto.   S. Lourenço (Padroeiro): 9 e 10 de Agosto. Santa Bárbara: 28 e 29 de Agosto.

Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja Paroquial e capelas de Nossa Senhora da Conceição, de S. Brás, do Senhor do Socorro e Santo Amaro, de São  Mamede e S. Frutuoso e S. Francisco, Senhora do Minho no alto da serra de Arga , Viveiro florestal no sítio da Portudeira, belezas ribeirinhas do rio Âncora, Quedas de água (com maior destaque para o “Pincho”), Moinhos ainda em funcionamento.

Gastronomia: Chouriço de S. Lourenço e demais Enchidos. Cozido à Portuguesa. Cabrito da Serra D`Arga e Sarapatel. Arroz Doce.

Colectividades: Associação Desportiva e Cultural Montariense e Grupo Etnográfico de S. Lourenço da Montaria.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

A Freguesia de Montaria  ou São Lourenço da Montaria  como é popularmente mais conhecida, ocupa uma área de cerca de 2609 ha  sendo, por isso, a mais extensa freguesia do concelho de Viana do Castelo, e uma das maiores do distrito de Viana do Castelo.

É, também, uma das freguesias do distrito de Viana do Castelo cujo núcleo habitacional se localiza em altitudes mais elevadas, em face de se localizar em plena Serra de Arga.

Os seus limites estão estabelecidos por Norte,  com as freguesias de Orbacém, de Dem, de Arga de São João, de Arga de Baixo e de Arga de Cima, todas do concelho de Caminha.

A Sul, pelas freguesias de Vilar de Murteda e de Lanheses, estas do seu concelho, Viana do Castelo. A Nascente, com as freguesias de Arcos e de Estorãos, ambas de Ponte de Lima. A Ponte, os limites são estabelecidos pela Freguesia de Amonde e, também, pela já citada, Freguesia de Orbacém. Toda ela localizada na serra de Arga, Montaria, é sem dúvida uma das mais apetecíveis do país, no que à soberba e exuberante natureza diz respeito, isso porque, em Montaria, o homem  tem conseguido resistir à  sua conhecida fúria devastadora e pode-se observar que, aqui, a natureza se sobrepõe ao homem. Montaria tem potencialidades naturais que sabiamente, O Construtor, legou a esta população.

RESENHA HISTÓRICA

População, cujas origens estão para além da nossa história. Assim é que, determinados vestígios castrejos são conhecidos nesta freguesia dando conta da sua antiguidade. Refira-se, nessa matéria, o pequeno castro no lugar de Castelão. Esses antigos habitantes, provavelmente,   também iam ao cimo da serra de Arga desfrutar das lindas paisagens, donde se avista o mais longínquo horizonte em todas as direcções, inclusive no sentido norte/poente onde, o mar por um lado e para além de Caminha, e  a Galiza e pelo outro, fazem o deleite de muitos. No sentido nascente/sul  a paisagem, também, não fica a dever já que, se podem observar as áreas concelhias de Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo e, também,  Braga.

Aqui, nasce o rio Âncora  e outros ribeiros de importância no ecossistema da região. Em resultado desses cursos de água, os moinhos e azenhas construídos e a funcionar juntos ao leito sinuoso dos riachos e corredouras, são uma mais valia para a dignificação turística de Montaria. No alto da Serra de Arga, mais precisamente no local da Senhora do Minho, em muitos Invernos,  pode-se apreciar a neve, sendo  mais uma atracção desta freguesia e motivo de romaria para os mais curiosos.

Em relação às Capelas existentes na freguesia contam-se a seguintes; Capela da N. Sra da Conceição e Capela de S. Brás no lugar da Torre, Capela do Sr. do Socorro, no lugar de Espantar, Capela de São Mamede, no lugar de Trazâncora e Capela de São Francisco, e S. Frutuoso no lugar de Pedrulhos.

Ainda, no que diz respeito a história da Freguesia, no Inventário Colectivo dos Registros Paroquiais, Vol. 2 Norte, Arquivos Nacionais /Torre do Tombo , lê-se na integra:

«Segundo o Dr. Figueiredo da Guerra, a actual freguesia de São Lourenço da Montaria foi chamada primitivamente de São Mamede dos Pedrulhos, pelo sítio dos pedregulhos em que se situava. Constituída apenas por 6 ou 7 casais, recebia, aos domingos e dias santos, um religioso do convento de São João de Arga, que ali se deslocava para celebrar a missa. Mais tarde tomou o nome de São Lourenço de Breteandelos, na vertente do Breteal, um alto da serra de Arga, sendo a igreja mudada para o sítio da Portudeira.

Na verdade, figura na relação das igrejas, organizada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, em 1258, sob a designação de “ecclesia de Bretenadelos”. Em meados do século XIV, a igreja foi novamente mudada para o sítio da Louza, já com a denominação actual de São Lourenço da Montaria.

Ainda hoje chamam “Igreja Velha ao sítio onde esteve a igreja antiga, assinalado por um cruzeiro. Em 1546, no registo da verificação do rendimento anual das igrejas, benefícios e mosteiros da comarca de Valença do Minho, São Lourenço da Montaria é avaliada em 40 mil réis. O Censual de D. Frei Baltasar Limpo regista que esta igreja era, na época, da apresentação da mesa arcebispal, tendo o prelado parte nela.

Estava-lhe anexa perpetuamente São Miguel de Murteda.

Em 1714, a igreja paroquial foi novamente mudada, para o lugar onde actualmente se conserva.

Américo Costa descreve-a como uma abadia da apresentação da Mitra.

Em termos administrativos, pertenceu, em 1839, à comarca de Ponte de Lima e, em 1852, à de Viana do Castelo.»

Inventário do Património Arquitectónico

Em http://www.monumentos.pt

Informações detalhadas acerca de:

► Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria

► Mamoa do Chão da Pica

 Fontes consultadas: Dicionário Enciclopédico das Freguesias, Freguesias- Autarcas do Séc. XXI, Inventário Colectivo dos Registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais /Torre do Tombo.

258 733 363
jfmontaria@gmail.com
 
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Jun0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Dez0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES
TAGS POPULARES

facebook